Tipos de materiais sustentáveis: o meio ambiente agradece!
- Planej
- 21 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
A sustentabilidade na arquitetura é um conceito que busca projetar e construir edifícios de maneira a reduzir o impacto ambiental e fomentar a eficiência energética. Essa abordagem vai além da simples utilização de materiais sustentáveis, abrangendo também a aplicação de recursos naturais, a diminuição do consumo energético, o gerenciamento adequado de resíduos e a criação de ambientes saudáveis e confortáveis para os ocupantes.
Alguns princípios da sustentabilidade
Projeto adaptativo
Projetar e pensar edifícios que possam se adaptar às mudanças climáticas e suprir as necessidades dos ocupantes às demandas futuras é um tópico bastante discutido quando o assunto é sustentabilidade.
Qualidade ambiental interna
Criar ambientes internos saudáveis e confortáveis, com boa qualidade do ar, iluminação natural adequada, controle térmico eficiente e uso de materiais não tóxicos. Isso contribui para a saúde e o bem-estar dos ocupantes.
O uso de materiais
Optar por materiais de baixo impacto ambiental, como madeira certificada, concreto reciclado, aço reciclado, vidro reciclado e outros materiais provenientes de fontes renováveis. Além disso, considerar a durabilidade e a reciclabilidade dos materiais utilizados.
Soluções de materiais sustentáveis
Bambu

O bambu é considerado um material sustentável na arquitetura devido às suas características ecológicas e às diversas vantagens que oferece. É uma planta de rápido crescimento, podendo atingir sua maturidade em apenas alguns anos, em comparação com outras árvores utilizadas na construção. Nessa imagem o material está sendo utilizado como divisória, coberturas, pisos e entre outros.
Tijolo ecológico

Também conhecido como tijolo de solo-cimento ou tijolo de terra comprimida, é produzido a partir de uma mistura de solo, cimento e água, sem a necessidade de queima em fornos, como ocorre com os tijolos convencionais de argila. Dentre os seus benefícios está: a baixa emissão de carbono e o menor consumo de água.
Painéis solares fotovoltaicos

Os painéis solares captam a energia solar e a convertem em eletricidade. São uma opção sustentável que é bastante utilizada para a geração de energia renovável nos edifícios, reduzindo a dependência de fontes não renováveis.
Fibra de coco

Falando mais no viés interior dos ambientes, a fibra de coco é um material muito utilizado na confecção de utensílios de decoração. Além do mais, esse determinado material tem propriedades de isolamento acústico e térmico fazendo com que ele possa ser aplicado em variadas localidades nas construções.
Diante do exposto, é notório a importância de um bom projeto para que possa construir uma edificação sustentável trazendo benefício tanto para os usuários como também para o meio ambiente em que vivemos, não é mesmo?
A PLANEJ pode te ajudar!
A Planej elabora projetos seguindo todas especificações, exigências e regulamentações que garantem o conforto e bem-estar, sejam eles projetos de arquitetura, estruturais, hidrossanitários, elétricos, entre outros. Além disso, orientamos para melhor escolha de cores, estilo, materiais e detalhes. Fale conosco e agende um orçamento gratuito e personalizado!
#Sustentabilidade #Planej #Arquitetura #Urbanismo #Paisagismo #Arquiteturadeinteriores #ArquiteturaBioclimatica #Projeto #Conforto #ConfortoAmbienal
Por: Vinycius Teixeira de Freitas
Comments