Tijolo aparente na decoração: conheça as vantagens
- Planej
- 12 de set. de 2022
- 2 min de leitura

Conhecidos antigamente como “tijolinhos à vista", eram mais utilizados em casas de fazenda e chácaras. Mas nos dias atuais, eles vêm conquistando cada vez mais as construções urbanas.
Atemporais, contemporâneos e de beleza única, fazem parte da construção moderna e encantam a todos, principalmente a quem gosta de construções tradicionais, além de poderem ser usados sem restrição alguma, em diferentes ambientes de uma casa.
Os tijolos aparentes podem ser utilizados desde a fachada até a parte do interior do local, seja apenas como uma decoração “minimalista”, como também compondo toda a construção interna.

Mas quais são as vantagens?
Além da sofisticação e elegância quando bem inseridos em um local, existem algumas vantagens de optar por esse tipo de material como decoração de um ambiente, como por exemplo:

Resistência
Durabilidade
Baixo custo
Versatilidade
Naturalidade
Conforto térmico
Isolamento acústico
E os cuidados, precisa?
Como foi dito, os tijolos são bastante duráveis, mas, quando ficam expostos, precisam de uma certa atenção, principalmente durante a instalação para evitar problemas no futuro.
Logo, é fundamental o processo de higienização da parede.
Outro fator importante é analisar se as juntas estão coincidindo e provocando um visual harmonioso para o ambiente, isso se faz por meio das juntas.
Quais são os tipos de junta?
A junta, que é a argamassa que fica entre os tijolos, pode ser classificada em três diferentes estilos, são eles:
Junta seca: causa a impressão de não haver rejunte, quando, na verdade, é passada uma fina camada que não é aparente, dando a impressão dos tijolos terem sido encaixados um sobre o outro. Esse estilo costuma trazer mais elegância, contudo, exige um gasto maior quando comparado aos outros, pois demanda o uso de uma maior quantidade de tijolos.
Junta cheia: estilo muito usado, em que o preenchimento da argamassa acaba ficando no mesmo nível entre os tijolos, dando um ar mais rústico e envelhecido. Dependendo da forma com que for aplicada, pode remeter ao estilo de demolição.
Junta frisada: esse estilo é uma técnica mais comum, representa quando o tijolo acaba sobressaindo o rejunte em diferentes níveis, pois a argamassa não preenche totalmente o espaço.
Como faço para deixar a minha casa com esse estilo?
É muito importante saber escolher o material e o modelo ideal para sua casa, pois podem influenciar tanto na estética quanto no bem estar, uma vez que estão diretamente relacionados com o conforto do ambiente. Além disso, na escolha do material ideal, você pode economizar e evitar futuros incômodos.

A ajuda de um profissional capacitado é essencial! A Planej te ajuda na hora de desenvolver o projeto arquitetônico do imóvel que você quer construir, além de orientar na melhor escolha de materiais e detalhes. Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuito!
Comentários