Sustentabilidade na Construção Civil
- Planej
- 5 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
A sustentabilidade na construção civil é uma ação necessária para desacelerar a situação de inconsistência em que o mundo vive. Esse fator permite que não haja um alto impacto no meio ambiente, prevenindo assim um aumento da quantidade de resíduos e entulhos gerados nos canteiros de obras, juntamente com as atividades prejudiciais de extração de matéria-prima e o alto consumo de energia elétrica, constituindo um desafio significativo na redução dos impactos causados pela construção.

O que é?
A palavra sustentabilidade é pode ser compreendida como medidas de preservação adotadas diariamente, com um enfoque específico na preservação ambiental. A origem da palavra deriva do termo sustentável, proveniente do latim sustentare, que denota cuidado, apoio ou preservação. Na prática, a sustentabilidade na construção civil busca a conservação dos ecossistemas e dos recursos não renováveis, ao mesmo tempo em que atende às demandas da sociedade, precisando do uso de energias limpas e materiais que não prejudiquem o meio ambiente.

Aplicação e vantagens
Nesse sentido, ao usufruir dessa técnica, é possível alcançar não apenas a consideração ética e ambiental, mas também maximizar a viabilidade econômica e garantir uma boa qualidade de vida para as gerações presentes e futuras. Sendo assim, além desses pontos, são trazidas vantagens para o meio da construção civil:
Melhor uso energético: A minimização do consumo de energia necessária, comparada com construções feitas sem essa ação, por meio da implementação de tecnologias com energias renováveis como a energia solar e eólica, contribui para diminuir o consumo de energia e as emissões de carbono.
Seleção do terreno: É necessário fazer uma escolha que promova baixo impacto, optando por lotes que já tenham sido desenvolvidos ou em espaços que possam ser recuperados, para evitar o desmatamento e danos ao meio ambiente.
Eficiência no uso da água: Utilizar pouca água ajuda na sustentabilidade, pois assegura um menor custo de operação e reduz o volume de esgoto gerado.
Uso de materiais sustentáveis: Optar por materiais recicláveis e não tóxicos ajuda a evitar o acúmulo de resíduos prejudiciais ao ecossistema.
Gestão de resíduos: O manejo adequado dos resíduos e o uso de técnicas como reutilização, redução e reciclagem promovem um ciclo ambiental mais eficiente e previnem descuidos.


A prática da sustentabilidade na construção civil melhora a relação entre ser humano e meio ambiente, com a diminuição do uso de energias não renováveis, o uso de materiais sustentáveis, o uso correto da água e a gestão adequada de resíduos. Além disso, as empresas que adotam práticas sustentáveis são percebidas de forma mais positiva pelo seu público consumidor, o que também pode atrair outros potenciais clientes.
A Planej te ajuda!
Na Planej, a sustentabilidade e novas técnicas são pontos cruciais para a marca, pois são esses os fatores que colaboram para o avanço da empresa e com a capacitação dos próprios membros. Além também de ser uma empresa que colabora com meio ambiente.
Aqui, você verá cada vez mais o aprimoramento e a seleção desses tópicos, que em breve estarão ganhando espaço em nosso meio, estando assim cada vez mais perto do futuro.
Fale conosco e agende um orçamento gratuito e personalizado!
Escrito por: Mariana Diniz Lelis
Comments