Que cor escolher para o meu ambiente?
- Planej
- 16 de out. de 2022
- 3 min de leitura

A cor é uma das principais ferramentas para impor significado e sentido em um ambiente, cada cor do espectro visível transmite uma sensação diferente para o usuário, e por isso é pensada conforme a necessidade do lugar.
É claro como há uma infinidade de cores e combinações possíveis para cada tipo de ambiente, e isso acaba por gerar um receio na hora de construir ou reformar. Afinal de contas, a grande maioria das pessoas permanecem com um pé atrás na hora de combinar e experimentar: seja o medo de enjoar, não gostar ou até mesmo que não transmita a ideia que queria passar.
Então como escolher a cor mais adequada para o meu ambiente?
E a resposta não é tão simples, pois depende de vários fatores que devem ser entendidos e estudados previamente .Um deles é que a cor não deve ser pensada para ser perene eternamente, pelo menos em espaços de mais uso e vivência, haja vista que o ser humano constantemente procura e necessita de coisas novas. Dessa forma, é um hábito comum das marcas de tinta, eleger anualmente a cor que vai representar aquele ano, e isso demonstra como nenhuma cor é etérea e perfeita.
Como já falado, cada espaço pede um estímulo diferente, e, com isso, há cores mais adequadas para cada um deles. Dessa forma, em espaços que necessitam de tranquilidade e relaxamento, preze por cores mais neutras, claras ou frias, mas, se o espaço pede agitação e vitalidade, opte pelas cores mais saturadas, vivas e quentes.
Mas como as cores também mudam de acordo com vários fatores, como sua matiz, intensidade e tonalidade, saturação e até mesmo do senso conceitual e nossa vivência e preferência que temos individualmente sobre aquela cor, todos esses conceitos podem mudar de acordo com a criatividade e senso do usuário daquele espaço.
Por fim, um dos fatores que auxiliam na hora de escolher as cores para o seu ambiente são as paletas de cores, que nada mais são que combinações de cores no círculo cromático que carregam uma interação entre si, seja por aproximação, harmonia e afinidade, ou por contraste, destaque e oposição. Com isso, trago alguns exemplos de paletas que utilizamos:
Paleta de cores Neutras

As cores neutras são formadas pelo branco, preto e os diferentes tons de cinza. Elas são caracterizadas por apresentar pouco reflexo, energia e baixa intensidade. Diferente das cores quentes e cores frias, elas não transmitem nenhum tipo de sensação.

Paleta de cores Monocromáticas:

O que são cores monocromáticas? Se algo é monocromático, contém apenas uma cor. Quando falamos sobre cores monocromáticas, estamos nos referindo a todos os matizes de uma cor.

Paleta de cores Análogas

As cores análogas são aquelas encontradas em uma sequência no círculo cromático e, por isso, dão a sensação de que são uma continuidade uma da outra.

Paleta de cores Complementares

Cores complementares são aquelas que estão posicionadas em extremidades opostas do círculo cromático. Basicamente são utilizadas quatro combinações de cores complementares:
amarelo e roxo.
azul e laranja.
vermelho e verde.
azul e vermelho.

A PLANEJ te ajuda!
A Planej te ajuda na hora de desenvolver o projeto arquitetônico do imóvel que você quer construir, além de orientar na melhor escolha de cores, estilo, materiais e detalhes. Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuito!
Por: Bruno Dias Ribeiro
Comments