Qual o melhor tipo de telhado para a sua casa?
- Planej
- 15 de ago. de 2022
- 3 min de leitura

Ao olhar a parte externa de qualquer residência ou estabelecimento, o telhado é um dos elementos que mais chamam a atenção, não é?
Isso ocorre pois além da importância estrutural, o telhado agrega personalidade ao ambiente externo e, muitas vezes, gera a dúvida de qual é o melhor telhado para o projeto, seja por valor (mais econômico), estética ou outro motivo.
Por isso, nós separamos cinco tipos diferentes para você conhecer melhor!
1. Telha Cerâmica
Para iniciar, vale citar a telha cerâmica, pois é um dos modelos de telhados mais conhecidos e utilizados em projetos residenciais no Brasil. Geralmente as telhas são feitas de argila ou de barro e oferecem muita resistência.
É importante saber que existe uma diversidade de modelos de telhas cerâmicas, e se diferenciam devido aos encaixes, rendimentos e inclinações, que variam de 25% a 35%. Como por exemplo:
Telha romana
Telha portuguesa
Telha colonial
Telha paulista
Telha germânica
Telha francesa
Telha americana
Entre outras.
Outra vantagem da telha de cerâmica é a facilidade de encontrar mão de obra especializada.

2. Telhado policarbonato
Esse tipo de telhado é fabricado tanto no formato de telhas translúcidas como em placas compactas, reflexivas ou alveolares. É tido como uma solução empregada quando o cliente quer aproveitar a luz natural para iluminação do ambiente.
Geralmente, o telhado de policarbonato é utilizado na cobertura de áreas externas, como varandas, garagens, piscinas, estufas ou áreas de lazer.
É visto como ponto negativo para ambientes com climas chuvosos, pois ocasiona barulho durante a chuva, o que geralmente causa incômodo.

3. Telhado de vidro
O telhado de vidro é utilizado e indicado para quem deseja aproveitar a luz natural do ambiente. Ele pode ser feito com telhas translúcidas, chapas ou placas.
Ao contrário do telhado policarbonato, o vidro evita barulhos causados pela chuva, além de trazer mais modernidade e elegância para o espaço.
Esse tipo de telhado é muito utilizado em áreas com piscina e ambientes externos.

4. Telhado de fibrocimento
Esse telhado se trata de grandes placas rígidas constituídas de fibras sintéticas de cimento. Para facilitar a instalação, as placas são leves, o que faz com que a resistência mecânica delas seja baixa, com isso a sua manutenção se torna mais frequente.
Geralmente é usado de forma oculta, ou seja, embutido, trazendo um ar de modernidade ao espaço externo.

5. Telhado Verde
O telhado ver se trata de um jardim suspenso com grama e plantas, e é conhecido também como ecotelhado. É tido como uma alternativa que exige a instalação de camadas drenantes sobre a laje, já impermeabilizada. Todas essas camadas fazem com que seja uma cobertura pesada, o que exige uma laje reforçada.
Uma das vantagens do telhado verde é que esse tipo pode captar água da chuva. As plantas e a terra funcionam como “filtros naturais”, na qual a água armazenada pode ser utilizada no banheiro, na limpeza das áreas externas, na cozinha ou até mesmo para molhar as plantas do jardim.

Como faço para escolher o melhor tipo de telhado?
É muito importante saber escolher o modelo ideal para sua casa, uma vez que podem influenciar tanto na estética quanto no bem estar, uma vez que estão diretamente relacionados com o conforto térmico e acústico do ambiente. Além disso, na escolha do telhado ideal, você pode economizar e evitar futuros problemas.
A ajuda de um profissional capacitado é ideal! A Planej te ajuda na hora de desenvolver o projeto arquitetônico do imóvel que você quer construir, além de orientar na melhor escolha de materiais. Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e para solicitar um orçamento gratuitamente!
Comments