Qual a influência da iluminação em um ambiente?
- Planej
- 3 de jul. de 2022
- 3 min de leitura

Quando se pensa em projetar um ambiente, deve-se pensar em uma maneira de torná-lo mais eficiente na sua estética, conforto e funcionalidade, para assim criar e/ou manter uma melhor experiência e qualidade de vida para quem for usufruir do local. Sendo assim, vários fatores são de extrema importância para o cumprimento desses princípios, dentre eles, a iluminação.
Pensar na luz de um ambiente, é uma das etapas fundamentais de um projeto de interiores, devido a sua influência nas sensações e no uso de cada ambiente, que podem ser elas: humor, concentração, produtividade, motivação e até mesmo o descanso. Para isso, deve-se pensar na escolha da intensidade, cor e disposição dos pontos de luz.
Ademais, além desses benefícios, com um bom projeto luminotécnico, torna-se mais fácil escolher as lâmpadas adequadas e assim utilizar apenas a quantidade exata de luz para cada espaço, e dessa forma, é possível economizar energia!
Como exemplificar essa importância?
Na criação de um projeto, a iluminação deve ser planejada para tal ambiente, com o intuito de valorizar o local, mas também, para quem irá utilizá-lo, pensando assim, na melhor experiência de bem estar. Um bom exemplo é o projeto de um quarto, pois é um ambiente que deve ser confortável e de descanso. Logo, um projeto luminotécnico é fundamental para proporcionar esse efeito.

Afinal, quais os tipos de iluminação?
Nesse momento, é ideal a ajuda de um profissional para auxiliar e fazer um projeto luminotécnico personalizado. Como foi mencionado, um quarto pede uma sensação de conforto e aconchego, entretanto, a cozinha é um ambiente reservado para o preparo de refeições, requer uma proposta de iluminação mais funcional: com foco e cores frias.
A seguir, nós separamos 5 tipos de iluminação que são usadas comumente em projetos e como podem ser aplicados em diferentes espaços!
1. Iluminação direta
Nesse tipo de iluminação, a luz é direcionada para algum ponto específico, tornando-se ideal para ambientes que precisam de focos de luz em cima de algum objeto, como por exemplo: consultórios médicos, salas de estudos, escritórios, ou até mesmo em banheiros e espaços de maquiagem.

2. Iluminação Indireta
Essa iluminação visa ressaltar objetos ou móveis de um ambiente. Podem ser utilizadas em forros, sancas, pisos, entre outros meios. Basicamente, a luz reflete em uma superfície e se distribui pelo espaço, por isso que o ideal é que tal superfície seja clara.

3. Iluminação linear
A iluminação linear é um sistema moderno no qual a luz é refletida por linhas contínuas. Apesar do efeito, essa iluminação não é prejudicial aos olhos, é agradável. Quando planejada, resulta em uma estética interessante no espaço.

4. Iluminação difusa
A iluminação difusa tem como ideia, iluminar o ambiente de uma maneira suave, sem gerar contrastes e sombras, pois tem como objetivo iluminar o cômodo por completo. Esse tipo de iluminação é a mais simples e conhecida.

5. Iluminação de orientação
Por fim, a iluminação de orientação é aquela colocada em um ambiente com o intuito de orientar as pessoas durante a transição pelo lugar e é usada de forma leve, e é embutida, com o intuito de garantir segurança. Geralmente é encontrada em corredores, escadas, piscinas e jardins.

Como a PLANEJ pode ajudar você?
A Planej te ajuda na hora de desenvolver o projeto arquitetônico do imóvel que você quer construir, e/ou no projeto de reforma, para deixar um ambiente já pronto mais bonito, funcional e com maior valor de mercado. Criamos as melhores soluções para a realização do seu sonho. Entre em contato conosco para conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços e, para solicitar um orçamento gratuitamente!
Comments