top of page

Por que fazer um ensaio SPT?

  • Foto do escritor: Planej
    Planej
  • 10 de jul. de 2022
  • 3 min de leitura

Vamos te explicar o por quê é necessário fazer um ensaio SPT no seu terreno, mas antes vamos definir o que é um ensaio SPT:


O que é um ensaio SPT?

A sondagem de solo consiste em um processo de reconhecimento e caracterização do terreno, sendo a maneira de como conhecer as características do terreno. No ensaio de sondagem a percussão ou Standart Penetration Test (SPT), é feita a retirada de amostras do solo, a determinação do nível da água e a medida de resistência à penetração.


Fonte:https//:www.geoscan.com.br

Por que devo fazer o ensaio de sondagem?

O conhecimento do solo é vital para determinar vários aspectos em uma construção, é com base nesse levantamento que vai ser definido o tipo

de fundação e caso ele não seja feito a fundação ou até mesmo a estrutura da edificação poderá ser calculada errada. Devido a isso, o projeto de sondagem é um pré-requisito para o início de uma obra.

E dessa forma, pode-se evitar o superdimensionamento da estrutura ou então futuras rachaduras, oferecendo economias com materiais e mão de obra no curto e no longo prazo.


Quanto custa?

Primeiramente precisamos levar em consideração que este ensaio é um investimento e não um gasto, pois ele trará a melhor resolução possível para a construção de uma edificação aumentando sua longevidade e a sua segurança.

Apesar de tudo isso, dependendo do resultado obtido a execução da obra pode ser inviabilizada economicamente, pois apesar de ter soluções suficientes para contornar diversos tipos de problemas, elas podem ser muito custosas. Por isso esse ensaio é essencial para você conhecer o seu terreno.

Porém o ensaio SPT é muito popular na construção civil por ser simples e de baixo custo, para se ter uma ideia de quanto custa um projeto de sondagem de solo, desde obras de pequeno porte até obras maiores, o preço da sondagem de solo fica abaixo de 1% do valor total das obras civis, segundo a ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia Ambiental).


Além disso, existem outros tipos de ensaio de sondagem, são eles:


  • Sondagem à Trado: podendo ser manuais ou mecanizados, os tipos de trado mais comuns são a concha (ou cavadeira) e helicoidal, e menos utilizadas estão os dos tipos trados torcidos e espiral. Basicamente este tipo de sondagem é uma escavação com pequeno diâmetro e profundidade reduzida com objetivo de coletar amostras deformadas para poder realizar ensaios laboratoriais, sendo possível determinar o perfil do solo investigado.

  • Trados manuais: são geralmente mais simples do que as outras opções, rápido e econômicos, porém não são tão eficazes quanto a profundidade geralmente penetra somente as camadas de solo acima do nível d’água e com baixa resistência. Comumente chamados de estacas mecanicamente escavadas.

  • Trados mecânicos: é muito utilizado nos canteiros de obra pois é um processo limpo que não produz lama, é fácil de ser transportado e mobilizado dentro da obra, requer um número pequeno de operadores e é de execução relativamente rápida. Além disso, não produz vibrações durante a perfuração e consegue ser realizada em solos de maior resistência.

  • Sondagem à percussão SPT: usualmente chamada de sondagem SPT ou ensaio SPT, é o processo mais utilizado para determinar o tipo de solo, a resistência e o nível de água. Consiste em um tubo vertical a ser golpeado e as informações são obtidas a partir da quantidade de golpes e a profundidade de que cada golpe avança no solo.

  • Ensaio de penetração de cone CPT: é um método menos usual, fato explicado pelo pequeno número de empresas que o executam e pelo custo elevado. Os resultados destes ensaios permitem a identificação dos perfis de solos e a determinação de suas propriedades mecânicas dos solos, sendo importante particularmente na previsão da capacidade de carga e de recalques de fundações.

  • Sondagem Rotativa: apesar de configurar o maior custo entre os tipos de sondagem, é a sondagem com mais vantagens, uma vez que possibilita a análise de maiores profundidades e diversos outros tipos de solos a serem perfurados, além de ser de fácil transporte.

A norma brasileira que regulamenta o ensaio de sondagem de simples reconhecimento com SPT atualmente é a NBR 6484 e também a NBR 8026 para programação de sondagem de simples reconhecimento dos solos para fundações dos edifícios.

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

Universidade Federal da Paraíba, Centro de Tecnologia, Bloco CTJ, Térreo, Sala CTJ 008  - Cidade Universitária, João Pessoa - PB, 58051-900

Horário de Funcionamento

De segunda à sexta-feira das 9h ás 18h

+ 55 (83) 99634-2222

Design sem nome_edited_edited.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page